Windows XP Turbinado (LENDO 4GB)

Pois é minha gente a cada dia que passa a tecnologia avança mais…

Você compra um super PC aqui .. e um mês depois ele já esta obsoleto, ou ainda aquela super máquina que você comprou com 4GB de memória só pra jogar tem problemas com o Windows XP, porque ele por ser 32bits só reconhece até 3GB..

Conversando com um cara bacana que é MCSE, ele me disse que existe uma forma de fazer o Windows XP reconhecer TODOS os gigabytes que você comprou !!!!

Tem um arquivo de sistema oculto que se chama boot.ini que tem mais ou menos essa estrutura:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS=”Microsoft Windows XP Professional” /noexecute=AlwaysOff /fastdetect /PAE

Adicione o parâmetro /PAE ao final da ultima linha que é o (Physical Address Extension)

Para saber um pouco mais sobre o PAE e os parâmetros do boot.ini segue abaixo alguns link de referencia:

http://support.microsoft.com/kb/291988/en-us

http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb963892.aspx

E é só pessoal

Kenia Milene

14 thoughts on “Windows XP Turbinado (LENDO 4GB)

  1. Boa tarde.
    Usar esta opção, infelizmente não funciona e dá problemas!
    Já fiz diversos testes nesse sentido, coloquei esta opção e mesmo assim o Windows continua reconhecendo os 3,25GB de RAM e não 4GB como deveria. Entrei em contato com o suporte avançado da MS e eles me confirmaram que o limite de 3.5GB é ocasionado pela limitação da arquitetura 32 bits e não o sistema em si. Isto se deve ao fato de que os sistemas 32 bits só conseguem endereçar até 4GB de RAM (2³²). Só que no espaço entre 3GB e 4GB o sistema reserva uma quantidade de memória para os dispositivos, tais como VGA, som, rede, etc e com isso, libera até 3.5GB de RAM para uso com os programas. Quanto mais dispositivos, mais espaço em memória ele usará. No Windows XP 32 Bits, o PAE (Physical Adress Extension) não está habilitado por padrão e não se deve tentar faze-lo, caso contrário muitos aplicativos poderão travar e principalmente drivers não funcionarão mais. O PAE só funciona efetivamente nas versões do Windows 2003 Server.

    Se quiser aproveitar toda a quantidade de RAM, deve-se instalar o WinXP64 ou o Vista64, lembrando que o processador deve obrigatóriamente ser compatível com as novas instruções x64 (Athlon64, X2, Phenom, Core2Duo, Core2Quad, etc).

    (Fonte: Microsoft.com)

    []s

    • Pessoal, usem LINUX, pois ele reconhece quanta memória se queira utilizar.
      Este negócio de limitação devido a arquitetura de 32 bits é balela…

      Eu migrei e não me arrependo.
      Quem precisar de aplicativos Windows, pode fazer uso do wine, ou ainda rodar em VM. No meu caso, a VM com windows, rodando sob o LInux ficou muuuuiiiitttooooo mais rápida, do que a versão Windows sozinho.

  2. Kênia Milene, essa sua informação me animou, pis, já tinha ido 2 vezes na tim e sempre me davam uma descupa…. eu vou tentar depois eu comunico a Vossa Majestade… beijos se for solteira, abraços se for casada… e muita saude para que possamos trocar conhecimentos e acabar com os picarfetas que exploram os brasileiros…

  3. Bom… pelo q entendi no próprio site da Microsoft informa que é possível utilizar os 4GB, mas o 1GB que não aparece irá carregar somente o kernel do windows, deixando os outros 3gb livres para outras operações…. ao contrário o kernel iria alocar memória dentro dos 3gb.

  4. Fato:
    A arquitetura 32bits define a leitura de somente 4GB de memória RAM, indiferente se você usa linux ou windows.
    No linux também existe a opção PAE para ler os 4GB de memória assim como no windows XP, mas em ambos os sistemas o valor de leitura fica em 3,5GB.

    Abs.

  5. Bom aki nao deu mais acho melhor deixar como esta lendo os 3GB do que mexer e dps ter problemas futuros =) mais vlw pelos esclarecimentos =) abracos a todos

  6. eu nem consigo testar o que aqui esta descrito porque esse ficheiro aparace-me com extensão .BAK e contem todas as linhas acima descritas mas quando tento adicionar a linha /PAE nao deixa guardar…tou a usar o win xp sp3 pt pt.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s