DELL INSPIRON 1525 X WINDOWS XP !!!

Ola Minha gente !!!

Eu uso notebook a muito tempo como desktop e o meu satellite já não suportava mais fortes emoções …

Eis que comprei um DELL rosa Inspirion 1525 (LINDO) e veio com o Windows Vista Home. Até ai tudo bem testei o tal Vista que até então ainda não tinha mexido e confesso que NÃO GOSTEI !! ele é leve como um elefante africano, sendo assim minha nova maquina de 2GB parecia mais um 486 !!!

Bom …. antes de formatar de vez e colocar o Debian … queria ainda testar ele com o XP. Só que ao colocar o CD de boot o infeliz não reconhecia meus discos …

Como um notebook novinho podia estar com problemas de disco se o Vista estava instalado??? Só podia ser alguma coisa na BIOS !!!

Dito e feito ….. googlando por ai descobri que é necessário mudar a configuração dos discos para o XP reconhecer … Segue abaixo:

Ao iniciar o computador, pressione F2 para acessar o boot

Expanda a opção “Onboard Devices” e selecione “Flash Cache Module” e mude para OFF.

Selecione a opção “SATA Operation” e mude o tipo de disco de “AHCI” para “ATA”

Pronto … agora é só dar o boot novamente com o CD do Windows XP

Espero ter ajudado

Abraços

Kenia Milene

37 pensamentos sobre “DELL INSPIRON 1525 X WINDOWS XP !!!

  1. Olá, sou MCSE tb..rss
    Sugiro o uso do XP “sem frescuras” com a dica do colega (/PEA no boot ini), o note vai voar baixo!
    Mas tenho uma ressalva quanto a voce utilizar o modo de compatibilidade SATA -> IDE que vc ligou na bios, você vai experimentar queda de performance (para os mais chatos) e o principal (pra eu pelo menos) o consumo de bateria será maior.
    Pesquise sobre AHCI que vc vai entender, digamos que é uma forma de leitura-escrita otimizado para SATA, e faz o disco consumir bem menos energia!
    Dúvidas mande email!
    Leo

    PS: Unix (like) é bom pra “tecnicos”, pra usuários qualquer windows serve… ahhh e se técnico estiver utilizando, hmmm acho q fica imbatível!

    Gostar

    • Não só tudo isso que o amigo Leo falou.
      O windows xp não reconheceu seus discos, porque nele não contem os drivers da sua controladora para operar AHCI.
      Uma solução é criar um disco de instalação do windows usando o nlite, adicionando os drivers da sua controladora.
      Outra melhor opção é com certeza o Linux.
      [], s

      Gostar

  2. É exatamente o que o Leo falou, mas tem solução… basta, depois de instalar o xp, e instalar o driver SATA AHCI, entra na BIOS, e habilitar novamente as funções antes desabilitadas.

    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

    Gostar

  3. Boa tarde a todos,
    Por incrivel que pareça isso aconteceu qdo meu tio pediu pra mim formatar o note dele. Tive que pesquisar e cheguei até aki. Vou tentar seguir todos os passos acima pra formatar pra XP. Só uma dúvida, o driver SATA AHCI ele é instalado automaticamente, ou seja o XP o reconhece atutomaticamente, ou terei que baixá-lo e instalá-lo assim que eu entrar no sistema? Agradeço desde já…

    Gostar

  4. Olá Kenia Milene…

    Voce não imagina o que voce resolveu, passei a madrugada toda tentando formatar o note e não estava conseguindo, ajudor bastante, o restante agora consigo fazer,,,,, forte abraço e continue repassando os conhecimentos, pois quando morremos, tudo isso ficará guardado sem ninguem ter acesso, correto? por isso que devemos repassar todos nosso conhecimentos…..

    Muito obrigado…

    Gostar

  5. ola recentemente formatei um note dell inspirion 1525 instalei todos drivers dele menos bateria porque não sei como faz isso o winxp não reconheceu a bateria dele e ela não ta carregando fica ligado na tomada direto mas não carrega bateria o q pode ser?

    Gostar

  6. Olá!
    Na realidade o problema é que o XP não tem os drivers da controladora SATA necessários para carregar durante a instalação e por isso nao reconhece o HD.
    um outra forma de contornar o problema eh conseguir os drivers da controladora no site da dell e quando estiver começando a instalação pressionar F6 quando solicitado. o problema é que foram tão espertos que ”engessaram” o drive a: para procurar os drivers… e como é notebook, nao tem dive de diskete hahaha

    Gostar

  7. Tenho um Dell 1525, troquei a bateria recentemente (pois não carregava mais), porém o note não carrega a bateria, utilizo o windows XP, a bateria não é original comprei no mercado livre (Bateria Notebook Dell Inspiron 1525 1526 Gw240 – 7800mah New), Alguem tem alguma sugestão de algum procedimento que posso fazer? já troquei a fonte,
    obs: o note funciona só com a fonte.

    Gostar

    • em alguns casos qdo a bateria nao é original, tem como enganar o sistema da dell, se tiver um pouco de carga na bateria o suficiente para loga-lo sem a fonte e depois colocar a fonte na tomada aeee pronto carrega normalmente, é so vc nao deixar descarregar totalmente a bateria.

      Gostar

  8. Ola galeraa, instalei o windows XP no meu dell inspiron 1525, mais nao consigo achar o drive de instalação da bateria, alguem sabe onde posso encontrar?

    Gostar

  9. Pessoal meu problema é sério, imaginem que estou sem drive de cd/dvd e tenho apenas um pen drive onde copie o cd do vista para tentar reinstalar.
    Quando tento instalar, o sistema só habilita o drive D (partição secundária destinada ao recovery de fabrica), mas não tem espaço suficiente para instalar o sistema.
    Já tentei dar fdisk, formatar e o sistema não permite, até usei o media direct (no pen drive) e também não deixa.
    Alguém sabe como posso burlar esta trava e ao menos formatar para reinstalar o vista?

    Gostar

  10. ooi eu tenho o mesmo not e ele NAO carrega oq q eu faço?
    eu ligo ele, conecto na tomada e nada. Faço o mesmo procedimento desligado ele também nao carrega, aí ao iniciar ele aparece aquele liiindo lembrete q vc tem 1% de bateria e taal.

    Gostar

  11. The other day, while I was at work, my sister stole my apple ipad
    and tested to see if it can survive a thirty foot drop,
    just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views.
    I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

    Gostar

  12. Vanilla desires cigarette through Green Smoke cigarettes has made
    my life a rich, silky and sleek experience. This particular
    e-cig offered the flavorsome taste regarding true
    vanilla flavouring. I am undoubtedly looking forward to
    attempt the smooth chocolate flavor too.

    Gostar

  13. I’m really loving the theme/design of your web
    site. Do you ever run into any browser compatibility issues?

    A few of my blog audience have complained about my site not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.

    Do you have any solutions to help fix this problem?

    Gostar

Deixe um comentário